Especial: Nintendo Sixty Four!

Você com certeza sendo retrogamer ou não já jogou ou ao menos viu o saudoso Nintendo 64, vulgo N64 lançado em 1996 no japão e mais tarde no mesmo ano para os EUA, ele foi o terceiro console de mesa da gigante ( hoje nem tanto assim … ) japonesa Nintendo, as revistas da época vendiam uma imagem impressionante dele em suas matérias da E3…isso na época em que as próprias revistas estavam perdendo seu território para a internet. Mas ainda assim era impossivel não ficar ansioso pela plataforma que seria O console de gráficos poligonais mais avançado da época…quero hoje então me aprofundar na nostalgia que é lembrar do grande N64, arauto do multiplayer e último remanescente da era dos cartuchos.

NINTENDO SIXTY FOOOOOOOOOOOOOOUR!!!

Era como uma droga para as crianças, bem antes delas usarem as de verdade como hoje.

O Nintendo 64 era o ápice da tecnologia gráfica na época, enquanto o rival Playstation tinha 32 bits, o N64 chegava com o dobro, seus incriveis 64 bits ( era coisa da época classificar consoles por bits ) conseguiam criar games duas vezes mais belos, com mais efeitos e texturas infinitamente melhores que o PSX, outra coisa notável eram os rostos dos personagens, me lembro de como era legal poder ver as expressões mais suaves no rosto de Link em Ocarina of Time, coisa que nunca presenciei no Playstation, já que geralmente os personagens tinham rostos tortos ou com granulados terriveis ( vide Metal Gear Solid um game excelente mas em que mal conseguiamos ver o rosto dos personagens que na maioria pareciam nem ter olhos como aqueles inimigos genéricos do anime Saint Seya )

.

Metal Gear Solid um dos melhores games para PSX, mostrando ainda assim a fraqueza gráfica do console, repare no pouco detalhismo do rosto.

Clássico do N64, The Legend Of Zelda Ocarina Of Time, já mostrando o salto incrivel que eram os gráficos do console.

Mas ainda assim o N64 tinha seu calcanhar de Aquiles, e era justamente algo planejado pela própria Big N, a mídia usada os velhos cartuchos já estavam ultrapassados naquela geração, o PSX que inicialmente seria um acessório de leituras de CD para o Super Nintendo tinha se tornado o pior inimigo da Nintendo usando o CD como mídia para seus games, até mesmo o menos potente Sega Saturn da SEGA já utilizava a mesma mídia…porém a Nintendo via como era fácil piratear os games em CD já que em suma foram eles que fizeram toda a “indústria” pirata ser o que é hoje, os cartuchos raramente eram pirateados, e quando eram tambem não era bom negócio compra-los, o material ruim e a falta de bateria para saves faziam dos cartuchos piratas coisas que nenhum gamer queria, já os CD’s eram um mar de rosas, funciovam do mesmo modo que os originais e saiam praticamente de graça se comparados aos originais. Vendo isso a Nintendo não teve dúvidas, escolheu continuar com os velhos cartuchos de sílicio, assim poderiam assegurar que a pirataria seria nula em seu novo console…e isso foi a perdição do N64, com muito menos espaço para os games e o custo muito mais elevado de produção do cartucho de silicio as third parties que tanto fizeram fama no Nintendo e no Super Nintendo resolveram abandonar o barco e se renderem ao PSX e sua midia muito superior e barata, para se ter uma noção um cartucho de N64 armazenava no máximo 64MB enquanto games de PSX podiam chegar a 640MB…os cartuchos eram apenas 10% do total dos CD’s.

E pensar que tudo isso poderia caber em poucos cd's...

Apesar desta limitação, o N64 conseguia ter games muito mais potentes gráficamente que seus rivais, a tecnologia era realmente muito mais avançada apesar de limitada por sua mídia, um dos games de lançamento Super Mario 64 já demonstrava do que o console era capaz, Mario pulava, corria, fazia acrobacias, era lançado de canhões, o cenário se estendia por vários locais e podia-se movimentar o personagem para qualquer canto do cenário tudo isso sem um slowdown era o máximo que o 3D podia alcançar, acompanhado do mesmo tambem tinha Pilotwings 64 continuação do clássico de Snes. Depois disso vieram clássicos atrás de clássicos, The Legend of Zelda Ocarina of Time, F-Zero X, 007 Goldeneye, Turok, Kirby, Star Fox 64, Super Smash bros. entre muitos outros todos com qualidade muito alta, mas ainda assim a quantidade de games AAA não conseguia se igualar ao do rival PSX, o N64 passou sua vida sem ver um Final Fantasy que era a série RPGistica mais badalada do SNES, a Square havia virado a casaca totalmente e agora estava lançando seus games cheios de CG para o PSX deixando a Nintendo a ver návios e por este motivo o N64 começou a ter menos aceitação do público japones, ja que para estes uma plataforma sem bons RPGs é o mesmo que pedir pra não vender e o N64 era carente exatamente disto…RPG’s, se você fosse corajoso o suficiente poderia encarar Quest 64 um dos poucos RPG’s para o console e que diga-se de passagem era PÉSSIMO.

Pior do que controlar um garoto mago cabeçudo, era descobrir que era mais fácil derrotar o último chefe com cajadadas que conseguiam ser mais fortes que suas últimas magias aprendidas.

O Multiplayer

Com certeza a vantagem do console estava justamente ai, pela primeira vez um video-game tinha suporte a mais que dois controles de fábrica, e seus games eram projetados para serem jogados na maioria usando todos os controles, era uma verdadeira festa!
O game 007 Goldeneye se tornou o rei dos FPS multiplayers muito antes de qualquer Counter Strike existir, tudo bem que era limitado a apenas quatro jogadores no máximo mas ainda assim era o máximo, nada tirava a graça do mata mata entre amigos nem mesmo a tela dividida em quatro outras minusculas telas, ou os seus inimigos podendo ver direitinho onde você estava olhando para sua tela, após isso vieram Mario Kart, Mario Party, Super Smash bros. todos tinham multiplayers incriveis e viciantes para a época coisa que não conseguiria achar em nenhum outro, a jogatina entre amigos se tornava um marco do N64 e dúvido que qualquer um que tivesse o console não tenha boas histórias para relembrar daquelas tardes de sábado onde os gritos se misturavam aos fios embaralhados dos controles ( por sorte o console tinha várias cores então se seus amigos tivessem controles de cores diferentes facilitaria na hora de desembaralhar os malditos fios ).

E você ai, garotinho juvenil, criado a leite com pêra e ovo maltino achando que Counter Strike tinha começado isso tudo.

O Nintendo 64 permanece na cabeça dos saudosistas e no coração de quem viveu aquela época de ouro, apesar de não ter sido tão bem sucedido quanto seu rival e de não ter tido uma biblioteca de games tão grande e variada, o N64 tinha todo seu charme, sejasse pelo visual incrementado, pelos titúlos exclusivos da Big N ou pelo seu ótimo Multiplayer ele ainda é lembrado sempre como um ótimo console,  hoje em dia é fácil se emular o console em qualquer PCzinho, ou adquirir seus games pelo Wii através do Virtual Console onde grandes e excelentes titúlos estão disponiveis…para finalizar este post eu gostaria de lembrar sempre que não é a quantidade que importa, e sim a qualidade, e para min isso o N64 tinha e muito, se você não viveu na época dele, ou não o teve por que preferiu o concorrente PSX ou algo assim faça um favor a sí mesmo…ao menos jogue The Legend of Zelda: Ocarina of Time, por que é um pecado que algum gamer não jogue este antes de morrer.

E pra finalizar com chave de ouro…um vídeo!

Esse post foi publicado em Especial. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Especial: Nintendo Sixty Four!

  1. embora tenha começado a minha vida gamer no Atari, o meu primeiro console foi o N64. foi uma época mágica. eu e meus amigos pegamos as 120 estrelas de Super Mario 64, enfrentamos Ganondorf e a sua fúria em Legend of Zelda e salvamos a princesa. e só depois de velho descobri que Sheik, personagem que ajuda Link era a própria Zelda 0_0. ficamos dias e meses nas pistas de Mario Kart 64 e meu irmão e eu viramos o Mario Schumacher e o Luigi Senna do jogo, foi o nosso primeiro game hardcore. em Goldeneye 007 viramos agentes 00 de tão bons que nós eramos nas missões e no multiplayer. tinhámos nossos macetes para passar de cada missão, conseguir cada cheat era osso demais.

    em Turok 2 desbravei uma cidade destruída, atravessei uma região montanhosa cheia de Purlins, criaturas que lembravam gorilas. enfrentei os nojentos Blind ones para no final enfrentar um olho gigante. entrei numa colmeia dos inteligentes gafanhotos Mantis e matei cada um deles, incluindo as princesas e a rainha Mantis(o meu estágio favorito no game) e no final encarei uma aventura claustrofóbica na nave do chefão do game, Primagem. e claro eu e Joshua Firessed (Turok) o liquida-mos. ainda vou zerar o Turok 1 e o 3 um dia. meu irmão se tornou o ás do espaço em Star Fox 64. ao lado de Falcon,Peppy,Slippy e Fox, ele derrotou numa batalha espacial épicas contra o time de Star wolf, Protegendo a nave-base de inimigos no setor X, encarando uma batalha ao estilo de Independence Day. e no final ele derrotou o mal definitivo: Andross e fez Fox se reencontrar com o seu pai. as batalhas infernais de Quake, o filho de Doom. eram de cair os cabelos…. e de jogo de Corrida. World Drive Championship era o “Gran Turismo” do N64 em termos de Gráficos e Ridge Racer era simplesmente Fodástico!!

    eu poderia falar sobre a minha experiência sobre dezenas de jogos que zerei no N64 o post inteiro. mas ninguém ia ler um post tão grande. você esqueceu de falar também de Perfect Dark que era quase(ou atè) superior a Goldeneye 007,Starcraft era muito massa mesmo. era quase igual a versão do PC. e as partidas de Internacional Super Star Soccer 64 era muuuito melhores que aquela porcaria de Wining Eleven. eu adoro o N64 que ainda tenho até hoje. grande post.cara! continue assim.

    • Tiago Steel disse:

      Cara dava quase pra criar outro post com este teu comentário XD
      Fico feliz em ver como tem gente que nem você ainda, que não se esquece do velho N64…vejo muita gente detonar o console hoje falando de como o PSX conseguia ser melhor e blá blá blá…mas nem dou bola o N64 era dono de toda aquela magia que só a Nintendo possuia.
      PS: Não citei Perfect Dark mas joguei demais ele, principalmente o multiplayer que era sensacional.

  2. Kid x_fire disse:

    Cara que viagem ao passado. O N64 foi um dos video games que mais me deixou saudades. Me lembro que toda tarde ao chegar do trabalho me sentava na sala com minha filha (que tinha apenas 5 anos na época ) para jogarmos Mario Party era muito divertido. Zelda ocaina então, sem comentarios, cansei de virar noites jogando. Hoje o que falta no mercado são bons games como os daquela época que eram divertidos e inteligentes na medida certa. Parabens pelo blog ta cada vez melhor.

    • Tiago Steel disse:

      E ai cara! Lembro bem da quantidade de N64’s que você teve! XD
      Sempre que se desfazia arranjava outro…realmente era um console e tanto, teve muito game bom nele, e o Zelda Ocarina of Time era o principal…arrisco dizer que sem ele o N64 não teria sido nem 10% do que foi…Ocarina era sinônimo de perfeição…e para min continua sendo até hoje!

  3. kid x_fire disse:

    Falando em Zelda Ocarina of Time, vc se lembra quando descobrimos que ao tocar a Song of Storm naquela plataforma onde a gente conseguia a flecha de fogo fazia surgir uma “fada” que recuperava toda a energia e a magia do Link? O mais louco era que isso não foi mencionado em nenhum “detonado” da época.

    • Tiago Steel disse:

      Sim eu me lembro disso! Era uma fada bem grande né?
      Cara Ocarina of Time me traz tantas lembranças, a gente jogou aquilo pra burro e não cansava…o game era cheio de coisinhas escondidas até hoje acho que não foi feito um game melhor!

  4. JamesR disse:

    Goldeneye>>>>>>ALL!
    Engraçado como as pessoas culpam a MS pela popularização dos shooters em consoles, quando a MS apenas consolidou o gênero com Halo e CS para Xbox. N64 é um console eterno, teve poucos jogos, mas de cada 10, 5 eram mais do que bons, era como se fosse o “PSX em menor escala” lógico que o PSX ´um console melhor overall, mas a quantidade de clássicos do dois é quase insuperável ( na minha opnião, só perdem para o PS2 e o SNES ).
    Boa matéria , e espero que a Nintendo continue chutando bundas por muito tempo, com o 3DS e o WiiU!

    • Tiago Steel disse:

      Sem dúvidas James, o Nintendo 64 teve grandes titúlos, e embora muita gente ache que nessa geração que os FPS de console estão no auge…deve-se lembrar que foi no N64 que começou essa onda de lançar FPS pra consoles…eu ainda hoje acho aquele joystick dele o melhor de todos.

Deixe um comentário